top of page

Secção de Montanha

 

Como parte integrante da ASE, a Secção de Montanha pretende prestar o seu apoio, na conservação e dinamização de todo o património anexo à montanha, assim como, inspira sensibilidades, que considera serem necessárias a todos aqueles que ambicionam usufruir da Serra da Estrela, de uma forma conservacionista.

Fazem parte da Secção, todos os anteriores membros da equipa SOS Estrela e outros elementos que sempre mostraram o interesse e a ambição, na demanda dos propósitos da associação.

Os objectivos mais imediatos são a administração de todo o equipamento absorvido pela Equipa SOS Estrela, a recuperação e manutenção do abrigo da Costa Limpa, símbolo de lazer dos seus associados e a realização de actividades. A Secção, disponibiliza-se para apoiar os sócios e todos os que tencionem realizar passeios pedestres ou outras actividades de montanha, como a escalada, o rappel entre outros, desde que solicitada para o efeito.

De momento, o abrigo da Costa Limpa encontra-se em obras, por necessitar de algumas intervenções, tais como o melhoramento interior (colocação de água fria e quente, de lavatório e fogão, em ambas as cortes), de forma a garantir mais conforto, melhoramentos exteriores (colocação do colmo nos telhados, recuperação da corte pequena e melhoramentos rústicos).

SOS ESTRELA

A Equipa SOS-Estrela deu formação a várias corporações de Bombeiros da área da Serra da Estrela e a elementos da Protecção Civil de todas as Ilhas do Açores.

Foi convidada a dar formação e a intervir como oradora nas Jornadas Nacionais de Emergência, organizadas pelos Bombeiros de Algueirão Mem-Martins, na Escola de Hotelaria do Estoril.

Da necessidade de existência de uma equipa de salvamento e resgate em montanha na Serra da Estrela e como forma de alertar as autoridades para a falta de segurança na serra nasceu uma equipa de salvamento, integrando a secção de montanha. Esta equipa viria a transformar-se na secção de montanha após o aparecimento das brigadas de montanha da Guarda Nacional Republicana.

SOS ESTRELA

bottom of page