top of page

A ideia anunciada pela ASE no dia 11 de Dezembro de 2007, em Cambas, Oleiros, aos municípios que fazem parte da bacia hidrográfica do rio Zêzere, para a criação de um percurso “Da Nascente à Foz”, denominado GRZ (Grande Rota do Zêzere), está agora na fase de iniciação dos trabalhos.

O projecto, co-financiado pelo PROVERE (Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos) das "Aldeias de Xisto", envolve 10 municípios e tem já obras adjudicadas, cabendo a liderança do processo à Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos. As obras incluídas nesta fase do processo, referem-se à limpeza, abertura, sinalização, construção de atravessamentos de linhas de água (pontões), estações intermodais, estruturas de segurança e respectivas instalações.

Esta rota, a primeira a ser construída em Portugal com 358,5 quilómetros de extensão, irá ligar a nascente do rio Zêzere, localizada 300 metros a NNE do Malhão da Estrela a 1976 m de altitude, no concelho de Manteigas e a Foz junto à vila de Constância a 26 m de altitude. Com um desnível de 1950 m e uma extensão de 214 km, a sua bacia hidrográfica abrange uma área de 5043 km², o que lhe garante volumes de água, por vezes superiores a 10 000 /s.

GRZ.jpg

A ocupação do solo na bacia reparte-se por 25,9 % de área agrícolas, 72,1 % de áreas florestais e semi-naturais, 1 % de áreas artificiais e 1 % de meios aquáticos e planos de água.

Ao longo do seu percurso 32 localidades são banhadas pelas águas do rio Zêzere, possuindo uma "paisagem classificada" pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), os “Meandros do rio Zêzere”.

Para desfrutar das espectaculares paisagens que o percurso do rio, sinuoso, torna possível, o projecto contempla também, algumas estações intermodais, possibilitando aos futuros caminhantes a opção de realizar algumas partes do percurso por canoa/barco e bicicleta. A ASE, sempre convidada a participar em todas as reuniões preparatórias para a elaboração do projecto, nunca teve dúvidas quanto à sua concretização. Se dúvidas houvesse, ficaram solvidas logo no primeiro encontro, pela reacção dos convidados da ASE.

bottom of page