Secção de Montanha

Nós, Secção de Montanha, como parte integrante da ASE que somos, pretendemos apoiar a mesma, na conservação e dinamização de todo o património anexo à montanha, assim como, para inspirar sensibilidades, que pensamos ser necessária a todos aqueles que ambicionam usufruir da Serra da

Estrela, de uma forma conservacionista.
Fazem parte da Secção, todos os anteriores membros da equipa SOS e outros elementos que sempre mostraram o interesse e a ambição, na demanda dos propósitos desta Associação.

Os objectivos mais imediatos são a administração de todo o equipamento absorvido pela Equipa SOS, a recuperação e manutenção do abrigo da Costa Limpa, sí­mbolo de lazer dos nossos associados e a realização de novas actividades.

Temos a ambição, de retomar a trajectória que a ASE teve outrora, em actividades de montanha. Pensamos que a forma de o conseguir é reactivar o contacto com os sócios, mantendo os eventos realizados no passado, procurando conservar as suas matrizes e adicionando-lhes, alguns dos novos desportos de natureza.

Fomos convidados para dar formação de auto resgate a bombeiros de Oliveira do Hospital, situação que aceitamos de imediato, pois consideramos que os conhecimentos adquiridos devem passar, sendo mais úteis desta forma e evitando a sua deslembrança.

A Secção, disponibiliza-se para apoiar os sócios e todos os que tencionem realizar passeios pedestres ou outras actividades de montanha, como a escalada, o rappel entre outros, desde que solicitada para o efeito.

De momento, o abrigo da Costa Limpa encontra-se em obras, por necessitar de algumas intervenções, tais como:

  • Melhoramento interior (colocação de água fria e quente, de lavatório e fogão, em ambas as cortes), de forma a garantir mais conforto;
  • Exteriores (colocação do colmo nos telhados, recuperação da corte pequena e melhoramentos rústicos), pelo que pedimos a vossa paciência e consideração.

Os sócios serão informados neste site, atempadamente, do iní­cio da reocupação das cortes.

Também os terrenos adjacentes às cortes serão vedados, de forma tradicional com madeira e pedra, por considerarmos, que durante muitos anos, indivíduos (não sócios), com pouca ou nenhuma sensibilidade, usufruam desmesuradamente de um espaço que não merecem, e que não sabem preservar.

Por último, gostaríamos de deixar uma mensagem de agradecimento aos sócios, e também fazer o pedido, dos mesmos, tentarem participar nas actividades que vão ser organizadas, e também no nosso fórum, pois é com eles que contamos na cooperação pela preservação da Estrela.